Guardiãs da construção

Arquitetanto ideias

janela janela1 janela2 janela3 janela4

Definidas como “a guardiã da construção”, “mecanismos de ventilação e iluminação dos ambientes internos” e “fechamento dos vãos”, as esquadrias nada mais são do que portas, janelas, painéis e portões que não só protegem, mas também enfeitam. No entanto, mais do que apenas uma designação genérica para estes elementos, as esquadrias são verdadeiras molduras por onde enxergamos ou por onde chegamos ao mundo exterior. Também nos protegem contra a invasão de elementos externos indesejáveis.Vistas sob esta ótica,passam a ter um papel que vai muito além do estético ou do funcional. É por isso que caprichar na manutenção das esquadrias é muito mais do que uma questão de economia, mas uma garantia de segurança e bem estar.

O primeiro passopara escolher o material das esquadrias é conhecer as vantagens e desvantagens de cada um dos mais usados: a madeira, o ferro, o alumínio e o PVC. Cada um desses materiais apresenta vantagens e desvantagens próprios de sua resistência.As esquadrias de ferro, por exemplo, têm como vantagem o custo baixo e a maleabilidade do ferro, facilmente moldado, em formas retas ou curvas. Suas desvantagens estão na facilidade de oxidação, principalmente próxima ao mar. O visual, também, não costuma ser o mais sofisticado.

As esquadrias de alumínio são opções bem procuradas. O alumínio anodizado, principalmente, apresenta maior durabilidade, não perde o brilho, não tem sua estrutura alterada e também é maleável. O problema é o preço, que costuma ser mais alto. Já as esquadrias de madeira contam com a beleza do material, que deixa o ambiente mais sofisticado e podem receber pintura. A desvantagem é que a madeira quando molhada pode apresentar um movimento, ou seja, podedilatar, além de possíveis problemas com cupins.Portas e janelas de PVC se destacam por terem um perfil mais robusto e uma ampla gama de modelos. São ideais para projetos que exijam grandes vãos, mas os preços também são mais salgados em relação ao ferro. Para todos os problemas, no entanto, o mercado já apresenta soluções. No caso da madeira, por exemplo, há um verniz apropriado para torná-la resistente mesmo à água. Há ainda as esquadrias de vidro e de concreto.

TOME NOTA

No assentamento de esquadrias é necessário observar o peitoril das janelas para evitar a penetração de água. A pedra do peitoril deve ter caimento para fora da janela, impedindo que a água escorra na parede interna.

Para manter as esquadrias em bom funcionamento vale a pena engraxar periodicamente os trilhos e rolamentos, usar pó de grafite nas fechaduras e manter as canaletas sempre limpas.

Não deixe suas esquadrias expostas às intempéries. Elas podem manchar ou dilatar, principalmente quando forem de madeira.

Deixe um comentário